Frente Parlamentar Mista do Combate e Prevenção da Obesidade Infantojuvenil em Cascavel-PR

Frente Parlamentar Mista do Combate e Prevenção da Obesidade Infantojuvenil em Cascavel-PR

09/01/2018 Off Por ginasium

Frente Parlamentar Mista do Combate e Prevenção da Obesidade Infantojuvenil está em Cascavel, Parana, Brazil.

Frente Parlamentar e Prefeitura de Cascavel-PR declaram guerra à obesidade de alunos em Cascavel.

Um dos mais renomados especialistas em estudos sobre o impacto da alimentação em crianças brasileiras, o professor Sandro Lucas Sofiati, de Londrina, proferiu na manhã desta terça-feira (8), na Prefeitura de Cascavel, palestra promovida pela FPMPCO (Frente Parlamentar Mista de Prevenção e Combate à Obesidade Infanto-Juvenil) do Congresso Nacional.
Na pauta, os detalhes de um problema que aflige parte dos lares da cidade e a divulgação de estratégias de uma campanha que será desencadeada ao longo de 2018 e que pretende atingir, somente no primeiro ano de implantação, aproximadamente 30 mil alunos da rede pública municipal de ensino, bem como seus familiares diretos, como pais e irmãos.
Sob coordenação do prefeito Leonaldo Paranhos e da primeira-dama Fabíola Paranhos, o trabalho será desenvolvido nas escolas da cidade e interior do Município, com apoio interdisciplinar de várias secretarias do governo municipal, como Educação, Saúde, Fundetec, Esporte e outras.
A Frente Parlamentar foi criada na Câmara dos Deputados em 2017 pelo deputado federal Evandro Roman que é professor-doutor em Educação Física e entusiasta do tema. “Ao posicionarmos as políticas públicas para um fator de convergência, como é o caso da iniciativa de Cascavel, que veio de encontro aos princípios da Frente Parlamentar, o resultado não poderia ser diferente”, afirma Roman.
Segundo o professor Sandro, a obesidade dos três aos nove anos de idade atinge números expressivos. “Pelo menos 30% desse público-alvo está acima do peso e a maior parte não pratica atividade física, bem como é adepta do sedentarismo e dorme mal. Para complicar, têm alimentação incorreta”, diz. Todavia, conforme indica a secretária municipal de Educação, Sonia Baldini, o problema atinge também adultos e idosos.Para o prefeito, mais do que pagar em dia as contas, manter a cidade limpa e investir em obras, o gestor público deve se preocupar se a população se mantém saudável. Por sua vez, o deputado Roman entende que a preocupação em mudar o perfil da alimentação é de toda a sociedade e envolve também a indústria de alimentos e bebidas, que está se reinventando a cada momento para não perder seu espaço no mercado. Roman garantiu o empenho da Frente Parlamentar para alcançar todos os Estados brasileiros. “Essa é uma causa que vamos levar a todos os municípios do Brasil, buscando mais qualidade de vida para nossas crianças, adolescentes e suas famílias.
(fonte: Frente Parlamentar Mista de Prevenção e Combate à Obesidade Infanto-Juvenil)